quinta-feira, 14 de novembro de 2013

"Alguém tirou foto?", perguntou Maya Gabeira após queda em onda gigante.

A primeira frase da surfista Maya Gabeira logo após recobrar a consciência, já dentro da ambulância, após sua queda em uma onda gigante em Portugal, há duas semanas, foi surpreendente, mas mostra o espírito de quem pratica esportes radicias: "Alguém tirou foto da onda?"
A revelação foi feita pelo surfista Pedro Scooby, que também estava na praia de Nazaré no dia do ocorrido, em entrevista para o canal ESPN, da qual também participou Carlos Burle - o responsável pelo resgate de Maya no mar e que, no mesmo dia,surfou a maior onda da história.
"Logo que ela entrou na ambulância ela abriu os olhos e já perguntou: 'Alguém tirou foto da onda?'", disse Scooby, arrancando risadas de Maya.
Maya, porém, reafirmou que poco se lembra dos momentos após ser regatada por Burle. "Não lembra de nada além de pessoas gritando 'sai, sai, sai'", afirmou, citando que lembra da presença de Carlos Burle e de um salva-vidas, que teve a ideia de virá-la para que vomitasse mais a água que estava dentro de seu corpo - ela foi atingida nas costas por duas formações gigantes após a queda.
"Para mim a melhor parte da história é o Burle salvar a sua parceira e depois voltar para a água e surfar a maior onda da história. Eu não era muito religiosa, mas depois disso confesso que tenho certeza que alguém olhou por nós e deu o que ele merecia depois do acontecimento. Eu sabia que se eu me aproximasse da areia eu tinha de quatro a seis minutos para minha garganta trancar e que eu poderia ser ressuscitada na areia. Me senti de certa forma segura", contou Maya, para depois lembrar de um episódio irônico antes de pegar a onda.
"Ao chegar nas ondas, o Scooby falou 'Estou me sentindo no filme Caçadores de Aventuras. Opa, esquece, esquece, o cara morreu no filme'", brincou.
Já Burle revelou os agradecimentos de Maya após salvá-la: "Eu estava apreensivo, mas a primeira coisa que ela falou foi: 'Burle, que bom que a gente pegou aquela onda'. E isso para mim foi o maior presente. Ela podia ter falado: 'você me puxou para onda errada'. Mas falou: 'E digo mais: eu ia morrer feliz. Minha vida é isso, eu me dediquei, e você me puxou na onda da minha vida'."
"Por isso ondas gigantes são tão especiais. Todos surfamos essa onda. Aquela onda, aquele dia, nem o homem mais rico do mundo vai reproduzir", finalizou Burle, que pegou formação de 33 metros minutos após salvar Maya, para bater o recorde mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário