sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saiba como escolher o skate ideal para cada terreno e monte o seu "quiver"



Uma prancha para cada terreno. Essa é a definição mais simples para um bom "quiver" de skates, que também pode ser empregado para qualquer tipo de esportes de prancha.
Quando se fala em terreno, normalmente é sobre concreto ou asfalto - skates para terra, off road, estão fora desse contexto. Podem ser em pistas com transição (do reto para o inclinado) com 90 graus de inclinação chamadas de vertical, obstáculos urbanos (ou street), ladeiras de asfalto (downhill ou speed) e solo (free style).
Além dessas opções básicas,  temos ainda modalidades que fazem o zigue zague ou slalom (entre cones dispostos em uma descida), os half pipes (rampas em formato de U, com 90 graus de inclinação), bowls e banks (pistas em formato de cesta com 75 a 90 graus de inclinação) e até a amedrontadora megarrampa, com mais de 100 metros de comprimento por 30 metros de altura. As rampas são normalmente de madeira, enquanto as pistas são feitas de concreto, o que pode causar diferença tanto na velocidade como no impacto da queda.
O tamanho dos shapes (pranchas) varia de acordo com sua utilidade. Os de free style (estilo livre) assim como os de street style/skate tem cerca de 75 cm de comprimento por cerca de 18 cm de largura. Possibilitam manobras mais rápidas e práticas sem necessidade de muita velocidade.
Os cruizers chegam a ser menores, medindo no máximo 50 cm de comprimento por menos de 15 cm de largura. Foram criados para passeio, principalmente em ambientes como orlas das praias.
Os longboards chegam a ultrapassar os 150 cm de comprimento por cerca de 20 de largura, mas podem atingir até 300 cm de comprimento. Há vários formatos, e alguns que chegam a imitar pranchas de surfe.
Assim como os shapes, os eixos acompanham o tamanho da madeira para se adaptar a cada terreno, mas normalmente não extrapolam a largura dos shapes.
E as rodas, feitas de poliuretano, possuem durezas diferentes que podem ser das mais macias para andar em ruas esburacadas e com muitos detritos, até as mais duras, para fazer free style ou vertical. Cada uma com milimetragens diferentes.
Veja as fotos e os vídeos e crie o seu próprio quiver para aproveitar todos os terrenos e mostrar sua habilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário