quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fãs de surf music aguardam na prancha o anúncio das atrações do Festivalma

Fãs do surfe aguardam festival na capital paulista

Novembro é a data esperada para rolar mais uma edição do Festivalma, festival de musica e cultura surfe realizado anualmente, na Bienal do Ibirapuera, que conta com bandas do universo do surfe (formadas por surfistas, ou simplesmente no ritmo das praias).

The Mullet Monster Mafia, Kinjargoolas, Movie Star Thrash, The Red Lights Gang, Might Surf Lords e The Dead Rock. Esses nomes nem tão familiares compõem uma nova cena de surf music que ecooa e reverbera pelos ouvidos da galera das praias.

Desconhecidos para a maioria, já existem inclusive páginas no Facebook que cultuam esse tipo de gênero musical, como o Surf Music Brasil, que foi criado recentemente e já conta com mais de 600 seguidores em pouco mais de uma semana.

Esse tipo de som surgiu no final da década de 50, inicio dos anos 60, como uma alternativa dos surfistas da Califórnia ao rock n' roll, com letras voltadas para seu esporte favorito. A cidade de Huntington Beach, na Califórnia, também conhecida como "The Surf City", ostenta mais de um museu do surfe e costuma se gabar de ter sido o berço desse estilo, que contagiou milhões de jovens por muitos anos.

Graças à trilha sonora do seriado Hawaii 5-0, a banda The Ventures, por exemplo, chegou a vender mais de 100 milhões de discos, uma cifra vertiginosa para os dias de hoje, o que lhe garantiu entrar para o Hall da Fama do Rock em 2008.

O cinema também auxiliou outro grande expoente da surf music, que inclusive já esteve no Brasil – Dick Dale and His Del-Tones, que ficou ainda mais famoso depois de entrar na coletânea do filme Pulp Fiction (1994), de Tarantino.

Dick Dale, conhecido como o "rei da guitarra surf", junto de Leo Fender ajudaram a popularizar o gênero, criando novas guitarras e baixos para essa finalidade.

O topete de James Dean do rock n´ roll  passou a brilhantina para Jan & Dean, em um visual que virou moda com os Beach Boys, em Surfin' Safari, passou para The Chantays remar firme e forte em Pipeline (1963), e contagiou toda uma geração de novos músicos – para a época que usavam o corte de cabelo militar, e um som instrumental baseado em compasso 4x4, com muita reverberação e ecos.

A onda musical criou um novo movimento, e novas releituras que também fizeram sucesso como The Gogos (new wave), Agent Orange, Man or Astro Men (surf music espacial), Phantom Surfers e Sublime (cross over com reggae).

No Brasil, The Gasolines é um dos nomes mais influentes e conhecidos, mas em eventos como o Festivalma, festival internacional de arte e cultura surfe realizado anualmente, eles não costumam ser os maiores destaques.

Entre as bandas que já vieram por aqui e fizeram muito sucesso dessa nova geração estão Donovam Frankenheiter e o mega star Jack Johnson, com os sucessos Upside Down, e If I Had Eyes.

Mas enquanto o Festivalma, produzido pela editora Alma Surf, que esse ano irá passar por Campeche, em Santa Catarina, Maresias no litoral norte paulista e no Ibirapuera, em São Paulo, não anuncia seu esperado line up, o melhor a se fazer é seguir o refrão da música de Jack Johson que tem tudo a ver com o espírito do surfe: seat, wait and wish (sentar, aguardar e esperar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário