quinta-feira, 24 de julho de 2014

Construção de uma mini rampa, sonho de 

muito skatista.


Para começar, vamos migrar das medidas americanas - pés e polegadas - para o sistema métrico, e usaremos madeiras com as medidas encontradas por aqui.
Na América os compensados medem 8’ X 4’ - 2.40cm X 1.20cm. No Brasil a medida é de 2.20cm X 1.60cm para os compensados navais e 1.10cm X 2.20cm para os madeirits. Já o MDF mede 1.83cm x 2.75cm.
As madeiras maciças usadas na estrutura são os chamados two by four - 2” X 4” = 5cm X 10cm. Aqui no Brasil usamos caibros, que medem 3.5cm X 7cm.
As dimensões da mini rampa sugerida nesse projeto são 1.50cm de altura, transição de 2.10cm, flat de 2.40cm e 1.20cm de plataforma.
Sendo uma estrutura modular, a largura pode variar de acordo com o desejado, combinando módulos de 1.60cm e/ou 2.20cm de largura podemos variar entre 3.20cm, 3.80cm ou 4.40cm, que é a medida que adotaremos nesse projeto.
O Flat também pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um. Aqui o sugerido é de 2.40.
A primeira coisa a ser feita é desenhar o template da transição. O raio sugerido é de 2.10cm. O ideal é usar compensado naval de 20mm, para dar um boa base para a estrutura.
Risque a transição iniciando nos 3.5cm do compensado até chegar aos 1.50. Com um corte perpendicular você já tem a sua transição pronta. Rebata no outro lado do compensado e corte a segunda transição. Repita o processo até obter 8 transições. Calcule e marque os locais onde os caibros serão colocados, com um intervalo de 20cm.


O próximo passo é montar os esqueletos de cada quarter unindo as duas transições com os caibros, que devem ser colocados no sentido longitudinal, com excessão do caibro que receberá o coping.
Monte as estruturas da plataforma, que serão cobertas com madeirit 10mm, e a do flat, que será revestido, juntamente com as transições, com 2 camadas de compensado 10mm e 6 mm.
Uma vez que cada módulo estiver pronto, monte a estrutura unindo com parafusos os quarters entre si e ao flat.
Ao fixar o coping atente para quanto quer que ele seja saltado, se quer mais acima ou no mesmo plano que a plataforma.
Coping bom tem de ter POP!
O tamanho do coping americano é 2 3/8”, equivalente a 53.975mm.
No Brasil o tamanho mais aproximado é 50mm.
Recorte um dente na quina na transição para que o coping encaixe com precisão. Você pode regular a distância e altura do coping através do posicionamento do caibro de sustentação.


Revestimento
A primeira camada de revestimento é feita com compensado naval de 10mm. Atente para o detalhe que cada emenda dos compensados deve ficar em cima de um caibro. Uma boa idéia para evitar imperfeições como trancos é duplicar os caibros a cada emenda do compensado. A segunda camada de 6mm amarra toda a superfície, cobrindo as emendas da camada de baixo.
Explore os links e vídeos abaixo para pegar mais dicas sobre como construir a sua mini rampa.

Vídeos:
Links para planos e dicas de construção de mini rampas:

Um comentário:

  1. olá tudo bom?
    entao eu quero contruir uma mini ramp como meu trabalho de TCC pra escola.
    gostei muito do seu projeto e gostaria muito de saber se você pode me mandar uma lista dos materiais usados nessa!
    Me ajudaria enormemente mesmo! valeu

    ResponderExcluir