quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pamela Rosa conquista etapa de skate de O'Marisquiño, na Espanha

Skatista de São José dos Campos faz dobradinha com brasileiro Kelvin Hoefler e chega ao quarto pódio na atual temporada do street



Pamela Rosa (Foto: Arquivo Pessoal)
Pamela Rosa com o primeiro título no ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Pamela Rosa conquistou no último domingo a etapa de skate de O'Marisquiño, em Vigo, na Espanha, na categoria street. A atleta de 15 anos desembarcou em São José dos Campos-SP, sua cidade natal, na manhã desta terça-feira com o primeiro título do ano. Ela já havia ficado com a prata nas etapas de Jackalope, no Canadá, no Mundial da França e nos X-Games de Austin, nos EUA.

Em Vigo, quem ficou com a prata foi a austríaca Julia Brueckler. O terceiro lugar                     foi da portuguesa Ana Lucia Seixo.
No masculino, quem levou a melhor no street foi o também brasileiro Kelvin Hoefler, que ficou à frente do japonês Ryo Sejiri e do português Jorge Simões. Pamela e Kelvin são os atuais campeões mundiais pela WCS (World Cup Skateboarding). 
O próximo desafio de Pamela é na África do Sul no dia 2 de outubro.

Competidores dão show de manobras no Mineiro de Skate em Valadares

5ª etapa do circuito contou com representantes de 36 cidades do estado


Coragem, equilíbrio e precisão. Estas são características fundamentais de quem aceita o desafio de subir em cima de um skate e competir com atletas do estado inteiro. No último final de semana, foi realizada a 5ª etapa do Circuito Mineiro de Skate. As provas aconteceram na antiga Feira da Paz, em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais.
 
Participantes de várias cidades somaram pontos para a grande final, que está prevista para outubro, na cidade de Nova Lima.
Marden Matheus é o primeiro colocado no ranking mineiro vê chances de deslanchar no esporte. 
- Acho que é muito importante este tipo de disputa porque movimenta a cena, faz a galera querer andar de skate - destaca.
Rogério de Morais é o concorrente mais próximo de Marden Matheus no ranking. Em segundo lugar no ranking, para ele o sentido do campeonato é estar com os outros atletas.
- Competir é sempre muito bom, mas o que eu curto é estar com a turma, reencontrar a galera, interagir com o pessoal - afirma.
O Circuito Mineiro de Skate conta com representantes de 36 cidades, segundo os organizadores. Os melhores skatistas de cada etapa são premiados e somam pontos para a final. Os atletas disputam em quatro categorias. Cada manobra é rigorosamente avaliada por uma turma que tem experiência de sobra com a adrenalina do esporte.
- Tivemos um nível altíssimo de participantes em Valadares. Várias manobras que geralmente são vistas pelo público apenas por vídeo ou fotos foram feitas pelo pessoal aqui em Valadares, ao vivo. Skate é assim mesmo, quando menos se espera a galera já está mandando bem - diz Jefferson Bill, um dos juízes da competição.
Os resultados da 5ª etapa do Circuito Mineiro de Skate podem ser conferidos no site oficial do evento.

"Intruso" fatura etapa do Circuito Sul-americano Pro Junior no RN

Paulista Deivid Silva derrota potiguares Israel Junior e Ítalo Ferreira, locais de
Baía Formosa, e fica com título da etapa brasileira. Cearense vence no feminino


O paulista Deivid Silva, 19 anos, fez as melhores apresentações do domingo para derrotar os surfistas locais de Baía Formosa, a 90 km de Natal, e faturar o título do Red Nose Pro Junior. O "intruso" bateu todos os recordes do campeonato na final contra o potiguar Ítalo Ferreira, 20 anos. Já a decisão feminina foi cearense e a mais jovem, Yanca Costa, de 14 anos, derrotou Larissa Santos, de 16, para também liderar o ranking sul-americano Pro Junior da ASP South America com os 1.000 pontos da vitória na etapa brasileira. O circuito será encerrado em Chicama, no Peru, de 16 a 20 de setembro.
Pódio masculino da primeira etapa do Circuito Sul-Americano Pro Junior, em Baía Formosa (Foto: Fabriciano Junior/Red Nose)Pódio masculino da etapa do Circuito Sul-Americano Pro Junior, em Baía Formosa (Foto: Fabriciano Junior/Red Nose)


- O Ítalo (Ferreira) é um adversário muito forte em qualquer bateria e ele vinha quebrando o campeonato todo também. Eu sabia que tinha que dar o meu máximo na final porque ele surfa muito e ainda estava em casa. Nós já fizemos bons confrontos em vários campeonatos aqui no Brasil e lá fora também. Estou muito feliz pela vitória porque foi uma bateria incrível, uma das melhores de toda a minha carreira, sem dúvidas - disse Deivid Silva.

Em seu caminho para faturar o prêmio máximo de 5 mil dólares da vitória no Red Nose Pro Junior, o campeão Deivid Silva derrotou os dois surfistas de Baía Formosa que chegaram no domingo. A primeira vítima foi Israel Junior, impedindo uma decisão entre os dois surfistas de Baía Formosa.
Ítalo Ferreira - surfista potiguar (Foto: Fabriciano Junior/Red Nose)Ítalo Ferreira lamenta derrota em casa (Foto: Fabriciano Junior/Red Nose)
Apesar de um pouco triste pela derrota na final, Ítalo Ferreira disse que vai para o Peru tentar um inédito bicampeonato sul-americano Pro Junior - ele já conquistou este título em 2012. 

- Eu gostaria muito de ter vencido em casa, mas não deu. A estrela do Deivid (Silva) brilhou e ele estava surfando muito bem também durante todo o evento. Eu tive alguns erros na bateria que foram cruciais, mas isso acontece. Agora vou competir em algumas etapas do WQS. Tenho que mudar o foco, mas estou feliz pelo segundo lugar que também foi um bom resultado. Deu altas ondas aqui no Pontal e mostrou que nossa cidade tem potencial para receber grandes eventos. Ainda tem mais uma etapa do Pro Junior no Peru e vou lá tentar buscar meu objetivo que é ser campeão sul-americano mais uma vez e me classificar para o Mundial Pro Junior da ASP - declarou Ítalo.

No feminino, a cearense Yanca Costa derrotou a argentina Lucia Cosoleto na semifinal e a conterrânea Larissa Santos na bateria decisiva. 

- Foi muito irado conseguir uma vitória aqui em Baía Formosa. Eu não pensava que isso pudesse acontecer quando eu vim do Ceará para cá, pois eu nunca tinha competido em uma etapa do Pro Junior, mas dei o meu máximo para chegar nessa final. Eu e a Larissa (Santos) sempre competimos juntas, uma contra a outra, mas somos grandes amigas. Dessa vez eu levei a melhor e agora vou com tudo para o Peru para tentar ser campeã sul-americana lá - comentou a campeã.

Taj Burrow causa acidente com amigo fotógrafo em onda grande na Austrália

Quarto do ranking mundial, surfista australiano divide a mesma onda com Mark Matthews para a produção de foto e o fotógrafo acaba levando a pior ao levar "caldo"


Em busca de uma bela foto, o famoso surfista australiano Taj Burrow acabou causando involuntariamente um acidente. Acompanhado do fotógrafo e também surfista Mark Matthews, o quarto colocado do ranking mundial foi participar da produção de uma foto e um vídeo na temida onda "The Right", em Esperance, no Oeste da Austrália. Conhecida pela força com quem quebra e por ser impossível dropá-la apenas na manobra, a onda pode causar perigosos caldos. E foi isso que aconteceu com Matthews quando o seu amigo Taj entrou na mesma onda que ele para ser fotografado. O profissional foi engolido pela onda e acabou ficando pouco mais de um minuto embaixo da água levando pancadas da onda. O resultado foi um corte no rosto e uma incômoda perfuração no tímpano do ouvido esquerdo de Mark Matthews.
Taj Burrow onda fotógrafo (Foto: Divulgação)Taj Burrow (à esquerda) surfa a mesma onda que Matthews para ser fotografado (Foto: Divulgação)

Essa técnica de fotografia já foi usada algumas vezes e costuma causar acidentes, quase sempre tendo como vítima os fotógrafos, que acabam sendo "rabeados", na linguagem do surfe. Mas as produções continuam, pois as imagens sempre são valorizadas por sua raridade e beleza. Matthews ainda não divulgou o resultado do trabalho com Taj Burrow.
O veterano Taj Burrow, que segue em busca do seu primeiro título mundial do WCT, é um dos principais adversários do brasileiro Gabriel Medina na luta pelo caneco. A próxima etapa do WCT, a sétima deste ano, vai acontecer na famosa onda de Teahupoo, no Taiti. A previsão de início é na próxima sexta-feira, mas isso vai depender do tamanho das ondas, pois a janela do campeonato vai até o dia 26 deste mês.

Carlos Eduardo se destaca em etapa do Circuito Guaruajaense de surfe

Surfista supera Magno Pacheco na Categoria Open. Competição foi realizada no último fim de semana na Praia de Pitangueiras, em Guarujá



Um dos grandes destaques do Circuito Guarujaense de surfe foi Carlos Eduardo. Em uma revanche sobre Magno Pacheco, atual campeão do circuito, na categoria Open. A competição foi realizada neste último fim de semana, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá.
Com notas 8,67 e 9, ele superou o rival – 17,67 a 15,10 – e saiu carregado nos ombros. 
- Estou bem feliz. É uma emoção muito forte. Tenho de agradecer muito ao Ademir (Silva), que me incentivou a voltar a competir - vibrou o atleta de 23 anos, que ficou dois anos fora dos campeonatos. 
- Parei por falta de apoio, mas agora estou animado e vou tentar o título. Espero que tenha chegado a minha hora - diz Carlos.
A terceira e última etapa do Guarujaense de surfe será realizada nos dias 30 e 31 deste mês, com a praia sendo definida dias antes, conforme a previsão das ondas. Junto aos títulos municipais, será realizada a decisão do supercampeão, com os campeões voltando ao mar para uma bateria especial, valendo como prêmio uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.
Carlos Eduardo surfista (Foto: Silvia Winik / FMA)Carlos Eduardo vence na categoria Open (Foto: Silvia Winik / FMA)


Veja todos resultados da etapa
OPEN
1 Carlos Eduardo
2 Magno Pacheco
3 Nathan Brandi
4 Kaipo Jesus 
JÚNIOR
1 Edgard Groggia
2 Kauê Silva
3 Leandro Alves
4 Matheus Mariano 
SUP
1 Eric Miyakawa 
2 Adriano Lima
3 Michel Jonas
4 Valdemir Oliveira 
MASTER
1 Jojó de Olivença
2 Geovani Simioni
3 Rogério Guirra
4 Eduardo Febem 
LONGBOARD
1 Daniel Farias
2 Adriano Melo
3 Marcelinho do Tombo 
4 Luan Xavier  
MIRIM
1 Leonardo Guimarães
2 Renan Pulga 
3 Mateus Mariano 
4 Giovani Pontes  
INICIANTE
1 Eduardo Motta
2 Guilherme Jesus
3 Mateus Lima 
4 Lucas Oliveira 
FEMININO
1 Júlia Santos 
2 Louise Frumento
3 Erica Lima 
4 Bruna Jettner 
ESTREANTE
1 Kauê Germano 
2 Eduardo Motta 
3 Mateus Lima 
4 Yuri Beltrão