quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mundial de Skate Vertical do Rio terá duas mulheres entre 38 profissionais

As skatistas Renata Paschini e Karen Jonz se apresentam sobre as quatros rodinhas na pista montada no posto 3 da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

                                            
 
 
A décima edição do Rio Vert Jam promete agitar o público com grandes nomes do skate vertical na pista montada no posto 3 da praia da Barra da Tijuca-RJ, de sexta a domingo. Neste ano, 38 feras do esporte como Bob Burnquist, Sandro Dias, o Mineirinho, e Marcelo Bastos, lutarão pelo título da competição. Mas, além de abrir o calendário do circuito mundial com a etapa masculina, o evento também vai contar com a demonstração das skatistas Renata Paschini e Karen Jonz.

Renata, que ocupa a primeira posição no ranking feminino (modalidade Banks) da Confederação Brasileira de Skate e a 12ª no ranking da World Cup Skate Board (categoria street feminino) conquistou em 2011 o segundo lugar no Campeonato Mundial de Skate, na modalidade vertical, disputado na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Mas, se hoje a trajetória é motivo de orgulho, no começo não foi nada fácil invadir o espaço dos meninos.

x games 16 karen jonz skate (Foto: agência Getty Images)Karen Jonz fará demonstração no Mundial de Skate Vertical, no Rio de Janeiro (Foto: agência Getty Images)
 
- Tirando os amigos, a maioria achava que as meninas não sabiam andar. Eu era assídua. De vez em quando, aparecia outra garota para participar também. Os meninos diziam que íamos atrapalhar, que era mais uma para encher a pista. Aos poucos, fui conquistando o meu espaço e passei a fazer parte da galera - contou Renata.

Karen, por sua vez, é uma das referências do skate vertical feminino. Bicampeã mundial (2006 e 2008), ela contou que começou no esporte com a mesma idade de Renatinha, aos 14 anos, e competiu logo dois meses depois.

- Comecei a andar no street em 2000. Os meninos sempre me incentivaram. Eles me deram os primeiros equipamentos e me levavam aos lugares. Sempre competi com eles sem problemas - disse Karen.
O Mundial de Skate Vertical do Rio será transmitido ao vivo pelo SporTV, sexta e sábado, e pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.

Confira a programação do evento:

Quinta-feira
15h–18h treino livre
Sexta-feira:
11h - treino livre
14h - eliminatórias
16h - treino pré-qualificados
Sábado:
11h - treino livre
14h - semifinais
15h30 - treino livre
Domingo:
8h30 - treino livre
9h30 - final

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário