sábado, 16 de outubro de 2010








"O Hip Hop me leva onde eu vou
O Hip Hop me faz ser o que sou ..."





Para compreender a importância do
Hip Hop como ferramenta fundamental de inclusão social, é preciso antes de mais nada, conhecer a sua origem e significado. Muitos simpatizantes denominam o Hip Hop como movimento, já uma outra grande maioria define como Cultura. Cultura esta que é composta por cinco elementos: o Rap, o Grafite, o DJ, o MC e o Break.


O RAP : Rhythm and Poetry, traduzindo ao portugues significa "ritmo e poesia". Teve sua origem na Jamaica e ganhou forma e força nos EUA no início dos anos 70, com a imigração de vários jamaicanos que levaram na bagagem seus ritmos musicais.
Na Jamaica, por volta de 1960, a população dos guetos ia para as ruas e ficava escutando músicas com ritmos jamaicanos e os "JOASTER", que eram como hoje os MC's (Mestres de Cerimônia), ficavam falando frases e discursando sobre as carências, os problemas econômicos e políticos, a violência e as dificuldades das classes menos favorecidas. Geralmente, o Rap é cantado e tocado por uma dupla composta por DJ, que fica responsável pelos efeitos sonoros e mixagens e o MC que se responsabiliza pela letra cantada.
Nos dias de hoje o RAP está incorporado ao cenário musical brasileiro, venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar grandes públicos. Dezenas de CD's de RAP são lançados anualmente porém o RAP não perdeu sua essência de denunciar as injustiças sociais vividas pelas pessoas das periferias das grandes cidades.


O GRAFITE : Não se tem ao certo uma citação na história do Hip Hop sobre onde o grafite começou ou de que forma foram criados letras e as formas de se desenhar. Mas, há quem diga que ele foi o primeiro elemento do Hip Hop a ser formado. Aos poucos o grafite foi se tornando uma verdadeira e nova forma de expressão artística onde garotos com seus elementos futuristas ditavam novos estilos com o bico do spray (Nuts). O grafite passou a ser então um forte meio de comunicação, uma expressão da arte.


O DJ : É o elemento que tem uma ligação direta com o MC (Mestre de Cerimônia). Na verdade, eles se completam pois o DJ é o responsável pela produção do som (batidas/harmonia) para que o MC com suas rimas (letras) crie a música (Rap). Dentro do Rap, o DJ representa a alma, a essência, a raiz.


O MC : O MC - Mestre de Cerimônia - é o responsável pela integração entre a mixagem e a letra em forma de poesia e protesto. Também existe o freestyle, onde os MC's improvisam, ou seja, dizem o que lhes vai na alma. O MC é a consciência do grupo, o cérebro, como um todo.

O BREAK : Traduzindo para o português, quer dizer "quebrado". Na verdade é o nome dado para um estilo de dança que surgiu nos guetos e periferias, onde os jovens movimentavam o corpo (os quadris) como se estivessem traduzindo as batidas aceleradas de uma música. O Break representa o corpo através da dança.

PROJETO CAUCAIA DO ALTO:
Rhythm and Poetry Culture é o nome do projeto que foi criado em Caucaia do Alto com a idéia de levar às instituições educacionais uma nova consciência sobre o que vem a ser um "cerimonial", mostrando acima de tudo o grande conteúdo da cultura Hip Hop, através de músicas com citações de versos reflexivos no underground.
Este projeto passou a existir no início de 2010 e foi formado por rapazes que se encontraram por obra do destino mas que se uniram através da comunhão de ideais. São eles o DJ LANNOY, os Rappers FORM' SID, MULPLIÇÃO e PR, os grafiteiros JIÉS, ZHÉ, ÍTALO e NEGRÉ e o responsável pela agenda de apresentações dos rapazes, o NEGÃO (foto acima). Eles se juntaram pelo ideal de fortalecer a cultura RAP e com isto, tiveram o apoio dos atletas do Skate e BMX do local, com os quais tem um único foco: unir todos aqueles que apreciam a literatura RAP.
O MC através de seu "freestyle", tem como base suas inteligentes rimas improvisadas para as quais o DJ através dos cortes e colagens nos apresenta um belo show e um perfeitíssimo "remix".
Estes rapazes, amigos em comum que partilham os mesmos sonhos, fazem apresentações em Caucaia do Alto, Cotia ou onde quer que sejam requisitados. Suas apresentações, sempre com muito som e poesia em suas letras, trazem muita alegria para quem os assiste e nos remete a uma consciência interior do cotidiano de nossa sociedade e nos faz sentir também co-responsáveis pela melhoria coletiva.

Quando os elementos deste projeto se apresentam em conjunto, dançando passos como "flat" ou "moinho" ou "loking"; quando o grafiteiro expõe numa parede um desenho explodindo em cores; quando o DJ em suas batidas harmoniosas toca para o MC (Rapper) cantar pra todo mundo ouvir o ideal do grupo, na verdade, o que eles estão querendo dizer é: "eu faço parte desta sociedade e muita coisa ainda existe pra ser feita..."
É isso aí rapaziada...Vlw!!!





Fones para contato:

6826-4799 (MC Form' Sid - William)
6575-8271 (DJ Lannoy)








Nenhum comentário:

Postar um comentário