sexta-feira, 8 de outubro de 2010



[...]
Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só[...]
(John Lennon)

Liverpool celebra os 70 anos do mito John Lennon
Eventos espalhados pela cidade comemoram o aniversário do ex-beatle, considerado um grande em Liverpool, sua cidade natal

... Um pouco da história de Lennon...
Em 9 de outubro de 1940, Liverpool via nascer uma das mais notáveis e rebeldes personalidades locais, John Winston Lennon - o nome do meio em homenagem ao estadista Winston Churchill. Locomotiva dos Beatles, o ídolo Lennon levou sua genialidade poética e política a revolucionar a cena musical dos anos 1960 e 1970.

Nada mais justo então que Liverpool preparar uma série de homenagens especiais a John Lennon no dia em que os fãs celebram os 70 anos de nascimentodo ídolo.Shows beneficentes, conversas com aqueles que conheceram o músico e uma festa de aniversário no emblemático Cavern Club, para a qual os ingressos já se esgotaram, são algumas das atividades que a cidade natal do ex-Beatle pretende fazer para celebrar a data. As celebrações começam neste sábado (09/10)e seguem até 9 de dezembro, dia seguinte ao 30º aniversário de sua morte. O artista britânico terá em sua homenagem apresentações musicais, entre elas uma organizada pela orquestra filarmônica real da cidade, um tour pela LIVERPOOL de John Lennon, sessões de leituras, espetáculos no Cavern Club, onde os Beatles foram descobertos.Um mês antes de viajar aos Estados Unidos pela primeira vez, em agosto de 1963, os Beatles se apresentaram pela última vez no lendário pub com a promessa de retornar algum dia. Mas a fama os impediu de voltar a esse palco. Porém, em homenagem ao ídolo e mito, a escultura de um jovem Lennon foi erguida na entrada do clube como forma de lembrar que nem Lennon nem os membros da banda nunca chegaram a abandonar totalmente Liverpool.

Neste ano, quando são lembrados os 70 anos de Lennon, completam-se três décadas de sua morte, meio século da formação dos Beatles e 40 anos do fim da banda. Por este motivo, Liverpool está ainda mais agitada em busca de mostrar o que só essa cidade conhece: as origens de um dos mais brilhantes ídolos do século XX.

E o ÍDOLO deu lugar ao MITO quando em 8 de dezembro de 1980, levou cinco tiros de um fã fanático, Mark Chapman, que o matou impiedosamente, em frente ao edifício Dakota, no Central Park em Manhattan, onde o músico morava. O assassino ainda paga pelo que fez atrás das grades e desde que cumpriu pena mínima, tenta a cada dois anos obter liberdade condicional (a primeira aconteceu em 2000 e as demais em 2002, 2004, 2006 e 2008). No dia 7 de setembro, o sexto pedido de liberdade condicional lhe foi negado.

Contudo as homenagens se sucedem pelo mundo em 2010. Um monumento pela paz deve também ser inaugurado em Liverpool neste sábado (09/10) por um de seus filhos, Julian, e por sua primeira mulher Cynthia. Lá também será enterrada uma das três cápsulas do tempo com gravações do músico, desenhos e algumas lembranças, destinadas a preservar o legado do ex-Beatles para as próximas gerações ou, pelo menos, até sua abertura, prevista para 2040, no centenário do músico.

Na Islândia, sua última companheira, Yoko Ono, acenderá no sábado perto de Reykjavik a torre "Imagine Peace", memorial que ela dedicou a Lennon, e a Yono Ono Plastic Band, que foi trazida de volta no ano passado com seu filho Sean Ono Lennon, o qual também fará uma apresentação.

Em Nova York, onde Lennon viveu por quase dez anos, uma "festa de aniversário de 70 anos de John Lennon" será realizada no sábado em City Winery com as apresentações de várias de suas músicas, antes de um grande show no dia 12 de novembro, no qual se apresentarão, por exemplo, Patti Smith e Cyndi Lauper.

Ainda nos Estados Unidos, o Hall da Fama do Rock and Roll, em Cleveland, também celebrará este aniversário com várias manifestações, entre elas a exibição de imagens da cerimônia de inclusão de Lennon, como Beatle, em 1988, e depois como artista solo, em 1994.

Conferências de familiares e amigos do ex-Beatles, um festival de cinema e um sarau de poesia completam o programa de atividades em homenagem a Lennon, que serão encerradas com um grande show. Ainda não se confirmou quais artistas participarão do tributo musical que acontecerá no Echo Arena de Liverpool, onde são esperadas mais de 11 mil pessoas, mas os organizadores já estimam que Lennon Remembered será "uma noite emotiva e inesquecível" para os fãs do músico. O show ocorrerá no dia 9 de dezembro, data em que se completam 30 anos do fatídico tiroteio que acabou com a vida de Lennon.

("Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe." )


SÃO PAULO - JOHN LENNON É HOMENAGEADO NO PARQUE IBIRAPUERA

A Umapaz realizará nos dias 8 e 9 de outubro uma grande homenagem ao cantor e compositor John Lennon. Na sexta-feira (8/10), a Galeria de Personalidades da Umapaz receberá um retrato do músico. No sábado (9/10) a Marquise do Ibirapuera receberá um grande show.

Nos dias 8 e 9 de outubro a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de PAZ (Umapaz) homenageia um dos maiores símbolos da paz e da música mundial, John Lennon. O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente com apoio da São Paulo Turismo (SPTuris).

As atividades começam na sexta-feira (8/10), a partir das 12h, quando será colocado um retrato do músico na Galeria de Personalidades da Umapaz. Lennon se junta assim a Mahatma Gandhi, Irmãos Villas-Bôas, Chico Mendes, Nelson Mandela, entre outras personalidades que foram homenageadas pela Universidade por contribuírem para o desenvolvimento sustentável, a promoção da diversidade e o reconhecimento das diferenças, modos de vida, crenças, valores, comportamentos, e para a construção da cultura de paz.

Durante a cerimônia haverá projeção do documentário Imagine, que reúne canções e fatos sobre a vida e obra de Lennon em favor da paz. O músico e compositor Kiko Perrone, estudioso sobre os quatro fabulosos de Liverpool, ele falará um pouco sobre o beatle.

A homenagem prossegue no sábado (9/10), quando a Marquise do Ibirapuera será espaço de um show musical. As atrações serão Kiko Perrone e Banda, Banda Golden Slumbers, Lula Barbosa e The Clevers, com a coordenação de Quirino Filho.
(FONTE: PMSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário