E vamos falar sobre SURF
Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahito. Mas, oficialmente, o primeiro fato concreto que revelou a existência do esporte foi em 1778, feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação. Na época, o navegador gostou do esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante desestimulou por mais de 100 anos a prática do surf, alegando que os hawaianos eram muito preguiçosos e precisavam trabalhar mais.
O reconhecimento mundial veio com o campeão de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo, o atleta fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano e que o surf era o ato de “cavalgar as ondas do mar”. Com isso o arquipélago e o esporte passaram a ser reconhecidos internacionalmente.
Após a vitória nas Olimpíadas, Duke divulgou a cultura do povo havaiano e introduziu o esporte nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso. Na década de 50 o esporte popularizou-se na costa oeste dos Estados Unidos da América, tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte se espalhou por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos com premiações em dinheiro. O sucesso do esporte foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo.
O surf, que inicialmente era praticado sobre uma tábua de madeira para melhor deslizar na água, é conhecido como o esporte dos deuses. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar as ondas em pé. Aos súditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard.
Manobras de Surf
Rasgada: O surfista joga a rabeta da prancha para frente e vira o corpo para onda.
Aéreo: Quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição.
Cavada: O surfista vai até embaixo da onda e sobe para realizar uma manobra.
Tubo: O surfista fica dentro da onda, no meio do tudo. Esta é a principal manobra do esporte.
360º: Manobra em que o surfista dá uma volta completa com a prancha na onda.
Cut Back: O surfista adianta na onda e volta para dar a manobra na parte crítica.
Floater: Manobra em que o surfista flutua sobre a crista da onda.
A data que homenageia os surfistas é 21 de janeiro, mas as atividades em sua comemoração começaram na quarta feira passada (dia 12). Por isto, quem estiver de férias no litoral paulista vai curtir o evento itinerante Surf e Praia Para Todos, que vai passar pelas principais praias neste verão. As atividades começam em São Vicente, na Praia Itararé, e seguem até março, finalizando o circuito no Guarujá. Em todos os locais serão oferecidas aulas de surfe, exposição sobre o tema e apresentação do Cinema Surf Open Air, com exibição a céu aberto de produções sobre o esporte. Tudo é gratuito. Acesse www.surfepraiaparatodos.com.br
Surf e praia para todos
* Aulas todos os dias às 9h, 11h, 15h e 17h.
**Mostra de Cinema, sempre às 20h , com a exibição dos seguintes filmes, na ordem indicada: The Drifter, 180º South, The Present, Under the Sun e Alive in Tahiti
Desafio do Esporte Espetacular une Surf e Reality Show em Fernando de Noronha
A disputa do 'Nas Ondas de Noronha 2' reúne surfistas profissionais, cantores, atletas amadores e até a ex-BBB Fani Pacheco. Tudo isso no clima do arquipélago paradisíaco de Fernando de Noronha.
Neste domingo, 23 de janeiro, no Esporte Espetacular, tem 'Nas Ondas de Noronha 2': uma disputa em um lugar paradisíaco. Fugir das lentes por lá foi quase impossível.
São 1,7 mil quilos de equipamento e 20 câmeras. "É uma coisa atípica no surfe. Está envolvendo uma mega produção", aponta o surfista profissional Binho Nunes.
Entre os competidores estão surfistas profissionais, cantores, atletas amadores selecionados pela internet e até uma ex-BBB: Fani Pacheco. São 12 participantes com históricos e personalidades completamente diferentes juntos durante uma semana em uma ilha.
É um reality show, um Big Brother em que a prova principal é o surf, e os competidores são vigiados de uma forma diferente. Câmeras nos bicos das pranchas entregam a tensão e revelam um balé sobre o mar. Detalhes simples, ou nem tanto.
Cacimba do Padre está emoldurada pelo morro Dois Irmãos. Uma onda perigosa. "Uma imagem em câmera lenta é tudo que uma imagem dentro d’água precisa ter para o público entender o que é passar por dentro de um tubo em Fernando de Noronha", diz o cinegrafista subaquático Gustavo Marcolini.
O surf em uma velocidade ainda mais fascinante onde tudo é registrado para ser observado por vários ângulos e ritmos.
A galera que curte o surf não pode ficar sem “espiar” o reality show de surf, este evento que vai rolar no próximo domingo e está prometendo “altas ondas e altas vibrações...” Vamos conferir!!!
(Fonte: Diário do Grande ABC e portoweb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário