segunda-feira, 23 de agosto de 2010



23 de agosto: Dia do Internauta

Hoje é comemorado o Dia do Internauta devido ao mês do aniversário de aparecimento do World Wide Web, mais conhecido como WWW. Foi por causa da sua criação que nós temos acesso a rede mundial de computadores de uma forma mais ágil e simples atualmente.
Segundo o Ibope Nielsen Online, em julho deste ano, havia 64,8 milhões de internautas no Brasil, um aumento de 2,5 milhões em relação ao mês anterior. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na web; a cada minuto são disponibilizadas 20 horas de vídeo no YouTube; e a cada segundo um novo blog é criado. Em 1982, havia 315 sites na internet, hoje, existem 174 milhões.
O dia 23 de agosto ficou famoso mundialmente depois de uma grande passeata que reuniu milhares de pessoas na Praça Campo de Bagatele, após o IGF Brazil (Internet Governance Forum), com o intuito de comemorar a importância do ciberespaço e as realizações feitas por internautas espalhados no mundo.

O famoso WWW permite interconectar, por meio de vínculos hipertextos, todos os documentos digitalizados do planeta e torná-los acessíveis com alguns cliques a partir de qualquer ponto do globo. Trata-se, provavelmente, da maior revolução na história da escrita desde a invenção da imprensa, com Gutenberg.
O ciberespaço contém a informática a distância, o telefone, o correio, a imprensa, de edição de livros, de música, de vídeos, de jogos interativos, o rádio, a televisão e os mundos virtuais, tudo disponível para as pessoas que moram em todos os continentes, países, estados, capitais e cidades do planeta.
Até o surgimento da internet, o espaço público de comunicação era controlado por meios intermediários institucionais que preenchiam uma função de filtragem e de difusão entre os autores e os consumidores de informação. Com a ascensão do ciberespaço, cria-se uma situação de desintermediação. Quase todo mundo pode publicar um texto sem passar por uma editora nem pela redação de um jornal.
O mesmo vale para todos os tipos de mensagens possíveis e imagináveis. Passa-se, assim, de uma situação de seleção das mensagens atingindo o público a uma nova situação na qual o internauta pode escolher um conjunto mundial muito mais amplo e variado, não triado pelos intermediários tradicionais.
Prova disso é o crescimento incrível dos blogs, diários virtuais publicados na rede mundial de computadores por anônimos ou não. Estatísticas de julho deste ano do WordPress – maior plataforma de blogs do mundo – aponta que 394,6 mil blogs foram criados e mais de cinco milhões de posts publicados.
Desejamos a todos vocês blogueiros, twitteiros, orkuteiros e companhia limitada que continuem colocando conteúdo no ciberespaço e contribuindo para a inteligência coletiva. Como diria Madre Teresa de Calcutá: “Meu trabalho pode ser apenas uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor!”. (fonte: GOOGLE - by Ariane Fonseca)

Um comentário: